Em 1995, um pequeno filme estreava no festival de Sundance: um rapaz, uma moça, um trem viajando pela Europa. O filme era "Antes do Amanhecer", resultado da colaboração entre o diretor Richard Linklater, um amigo dele --o ator Ethan Hawke-- e a atriz Julie Delpy, cuja carreira ambos admiravam.
O filme rendeu um Urso de Prata para Linklater, fez mais do dobro do seu modesto custo --R$ 2,5 milhões-- apenas na bilheteria norte-americana, e se tornou um título cult pelo mundo afora. "Imediatamente começamos a pensar em um segundo filme", disse Ethan Hawke. "Nós três tínhamos gostado tanto dos personagens, da interação entre eles, do trabalho em si, que tínhamos uma enorme curiosidade para saber o que iria acontecer com eles". Nove anos depois de "Antes do Amanhecer", Linklater, Hawke e Delpy tinham sua resposta: "Antes do Pôr do Sol".
No primeiro filme, o americano Jesse (Hawke) e a francesa Celine (Delpy) encontram-se por acaso num trem seguindo de Budapeste para Viena e decidem, espontaneamente, passar uma noite juntos, caminhando pelas ruas da capital austríaca, conversando e apaixonando-se, com um limite: os dois prometem que o relacionamento duraria apenas até a manhã do dia seguinte.
O acaso e a conexão entre Jesse e Celine estão também no coração de "Antes do Pôr do Sol": aqui, ele é um escritor famoso lançando uma obra numa livraria de Paris, e Celine está na plateia. Jesse é casado e pai, mas não está feliz. Celine é militante ecológica e tem um namorado semiausente.
A tensão entre os dois, acumulada ao longo dos nove anos separados e uma tentativa frustrada de reencontro, vai se dissolvendo na medida em que, durante uma tarde nas ruas e cafés de Paris, eles retomam o afeto que teceram em Viena. O filme foi um sucesso ainda maior: com o mesmo orçamento modesto, "Antes do Pôr do Sol" acumulou mais de R$ 16 milhões pelo mundo afora.
Agora, outros nove anos depois de "Antes do Pôr do Sol" e 18 anos desde o primeiro filme, Linklater, Hawke e Delpy reencontram-se em "Antes da Meia-Noite". Aqui Celine e Jesse estão finalmente juntos e passam férias com os filhos na Grécia. É um romance de outono entre duas pessoas entrando na meia-idade, que se conhecem, respeitam, amam, mas que não estão imunes ao desgaste do tempo e da convivência.
* Você encontra em dvd os dois primeiros filmes da triologia... o terceiro apenas nos cinemas, por enquanto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário