Embora tenha nascido em solo alemão, em uma base americana, Bruce Willis (19.mar.1955, Alemanha) cresceu em Nova Jersey, nos Estados Unidos.
Foi um adolescente rebelde, envolvendo-se em confusões, no mesmo estilo que marcaria boa parte de seus personagens.
Decidiu ser ator depois de integrar o elenco de uma montagem amadora de "Gata em Teto de Zinco Quente", de Tennessee Williams.
Sem conseguir bons papéis no circuito teatral de Nova York, foi tentar a sorte na televisão, no seriado "A Gata e o Rato".
De 1985 a 1989, o ator deu vida ao egoísta detetive particular David Addison, ao lado da bela Cybill Shepeherd, papel que lhe rendeu os primeiros prêmios, um Emmy e um Globo de Ouro.
Em evidência, acabou sendo convidado para estrelar o filme "Duro de Matar" (1989), estrondoso sucesso de bilheteria, que o tornou um dos atores mais caros de Hollywood.
Enquanto rodava as sequências da franquia, fez "Pulp Fiction - Tempo de Violência" (1994), de Quentin Tarantino, com cachê abaixo do habitual.
A aposta deu resultado e o filme, em que viveu o lutador de boxe Butch, tornou-se um sucesso de crítica.
Outros trabalhos marcantes da carreira do ator foram "Os Doze Macacos" (1995), "O Quinto Elemento" e "O Chacal", ambos em 1997, "Armageddon" (1998) e "Sexto Sentido" (2008).
Willis também já gravou um CD, produziu filmes e um programa para crianças e abriu o restaurante Planet Hollywood em Nova York.
Foi casado por mais de dez anos, até 1998, com a atriz Demi Moore, com quem teve três filhas.
Desde março de 2009 está casado com a modelo inglesa Emma Heming.